Conforto térmico deve ser uma preocupação de quem está construindo ou reformando. Hoje, já existem diversas soluções na construção civil para quem quer manter o ambiente agradável no verão ou no inverno. Uma dessas soluções é a telha térmica
Publicidade

Feita com materiais especiais, esse tipo de cobertura pode ser usado em diferentes projetos. Além da boa durabilidade, a telha térmica pode ser uma alternativa não apenas para equilibrar a temperatura dentro do imóvel, como também  para reduzir a conta de energia! Continue lendo para saber mais sobre esse tipo de telha.

O que é telha térmica?

Construir ou reformar um imóvel para sofrer desconforto não está nos planos de ninguém. Porém, por conta de escolhas erradas, isso acaba acontecendo em inúmeros projetos.

A telha térmica é um tipo de cobertura desenvolvida para minimizar as trocas de calor e frio entre o ambiente externo e o ambiente interno. Em outras palavras, ela não permite que o frio se disperse e, da mesma forma, o ar quente não entra. Ela atua, na verdade, como um isolante garantindo que a temperatura no ambiente seja sempre agradável.

Além de beneficiar o conforto térmico, esse tipo de telha gera uma boa economia. Afinal, com esse tipo de telha não é preciso investir em ventilador, ar-condicionado ou aquecedor para amenizar a sensação de altas ou baixas temperaturas.

Conhecida como telha sanduíche, a telha térmica é formada por duas telhas metálicas que são intercaladas por um material isolante. Essa telha pode ser feita com poliuretano ou poliestireno. Cada um desses materiais pode ser mais ou menos interessante considerando as características do projeto.

Tipos de telhas térmicas

São basicamente dois os tipos de telhas térmicas:

  • Telha de poliestireno ou isopor;
  • Telha de poliuretano.

Embora ambas tenham ofereçam um bom resultado em termos de conforto térmico, cada uma delas conta com características próprias que podem ser menos ou mais interessantes para o projeto.

Telha de poliuretano

A telha de poliuretano oferece diversas vantagens. A primeira delas é o seu índice de isolamento térmico chega a 95%. Outra vantagem é que ela é mais durável e resistente. Nesse tipo de telha térmica, o poliuretano é injetado diretamente entre as telhas metálicas. Isso faz com que a telha se torne uma peça única, menos suscetível ao descolamento e às movimentações.

Por fim, a telha de poliuretano é bastante leve, dispensando gastos extras com uma estrutura robusta para a cobertura.

Telha de poliestireno ou isopor (EPS)

A telha de poliestireno (telha de isopor) também é leve e possui um bom isolamento térmico. No entanto, diferentemente das telhas de poliuretano, o isopor é colado entre as telhas metálicas, havendo o risco de descolamento.

Para evitar esse tipo de problema, alguns modelos de cobertura não contém a segunda telha, que seria a parte de baixo. Porém, nesses casos, é preciso investir em um forro, seja pelo aspecto estético, seja pela questão térmica.

Embora o isolamento térmico dessa telha seja bastante eficiente, ele é menor do que nas telhas de poliuretano, chegando a um coeficiente de 50%.

Outra questão que deve ser levada em conta é a segurança do material. O isopor não é considerado um material seguro em caso de incêndio e pode produzir uma fumaça tóxica. Por este motivo, é preciso pensar bem sobre o uso desse tipo de telha, especialmente em projetos residenciais.

Telha térmica no seu projeto

Tanto a telha de poliuretano, quanto a telha de poliestireno são eficientes em termos de conforto térmico. Além disso, elas são leves e apresentam uma boa durabilidade, de modo geral. Outra vantagem, é que esse tipo de telha oferece um excelente isolamento acústico, o que pode ser especialmente interessante para determinados tipos de projetos.

Alguns fornecedores oferecem opções de telhas sob medida, ou seja, as telhas são produzidas de acordo com a necessidade do projeto.

Esse tipo de telha, no entanto, é mais indicado para projetos que tenham até 6% de inclinação. O coeficiente pode variar conforme o fornecedor, mas, de forma geral, esse tipo de cobertura é mais adequado para telhados planos.

Do ponto de vista do custo do projeto, a telha de poliuretano pode chegar a custar até 20% mais do que a telha de poliestireno. Por isso, quando o orçamento do projeto não for suficiente, a recomendação é buscar uma manta térmica para a cobertura ou outros tipos de telhas que possam ter a mesma finalidade.

Conforto térmico: alternativas para o seu projeto

A telha térmica é bastante eficiente em termos de conforto, mas não é indicada para todos os tipos de projeto. Alguns telhados pedem maior inclinação, outros necessitam de materiais sustentáveis, portanto, é sempre bom pesquisar alternativas.

Há diversas telhas que oferecem conforto térmico. Além disso, o uso da manta térmica também é uma possibilidade para quem quer uma cobertura mais inclinada, por exemplo.

Outra boa opção para projetos que visam o conforto térmico é a telha ecológica ondulada. Além de permitir uma inclinação de até 27%, combinada com uma manta térmica, ela chega a ótimos índices de conforto.

Existem inúmeras opções de materiais de construção disponíveis no mercado. Para escolher as alternativas mais adequadas para o seu projeto, é essencial pesquisar.

Lembre-se que cada projeto tem características únicas que podem fazer com que um determinado material seja mais apropriado do que outro. Por isso, leia, pesquise e converse com seu arquiteto e com quem trabalha na obra até encontrar a melhor solução.

Fonte:
www.coberturasleves.com.br