Mais rapidez na execução da obras, maior economia e menos desperdício de materiais. Estas são as principais vantagens do uso dos pré-moldados de concreto na construção civil. Nesse método construtivo, o material utilizado na obra é fabricado a partir da colocação de concreto em um molde
Publicidade

Depois que o cimento é curado, o elemento estrutural recém-formado é retirado do molde e transportado para o “encaixe” definitivo em seu local previsto no projeto. Não é simples?

A opção pelos pré-moldados de concreto garante uma construção mais rápida porque há menos interferências meteorológicas e maior autonomia em relação ao ritmo da mão-de-obra. Na prática, esta combinação de eficiência e produtividade viabiliza o retorno do capital investido em menos tempo.

O potencial econômico de um empreendimento erguido com pré-moldados também é beneficiado pelo máximo aproveitamento do material de construção. Como cada peça é preparada com base em um planejamento prévio e padronizado, não há descarte de resíduos ou de materiais excedentes no canteiro de obras.

Se você quer entender como aproveitar esta técnica no seu projeto, leia este artigo até o fim e entenda os principais usos de pré-moldados na construção civil.

Pré-moldado x pré-fabricado

Caso você tenha encontrado referências similares em alguma pesquisa anterior, saiba que é normal confundir um elemento pré-moldado com um pré-fabricado. Isso porque ambos são moldados fora do local de sua utilização definitiva.

A definição de cada um, no entanto, é detalhada de forma bem objetiva pela NBR 9062. Trata-se da norma que estabelece diretrizes para o projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

Veja como o texto faz a diferenciação:

  • Elemento pré-moldado: “Moldado previamente e fora do local de utilização definitiva na estrutura”. Esse processo pode ocorrer em instalações temporárias no próprio canteiro de obras, mas em área monitorada e protegida que garanta o controle de qualidade da fabricação.
  • Elemento pré-fabricado: “Pré-moldado executado industrialmente, em instalações permanentes de empresa destinada para este fim”. Isso significa que a fabricação ocorre em instalações industriais, onde as peças são produzidas e armazenadas antes de serem transportadas para sua utilização final.

Outra normalização específica no campo dos pré-moldados é estabelecida pela NBR 16475, que trata dos requisitos e procedimentos para painéis de parede de concreto pré-moldado.

10 formas de usar pré-moldados na construção

Agora que você já sabe o que é um pré-moldado e as maiores vantagens deste método construtivo, é hora de entender na prática seus principais usos na construção civil.

1. Pórticos com elementos inclinados

Esta característica é amplamente observada nos galpões industriais de um único pavimento, com telhado duas águas, que contam com vigas de cobertura em grandes vãos. Sem dúvida, é o tipo de estrutura onde mais se utilizam elementos pré-moldados de concreto no Brasil.

2. Pórticos com elementos retos

Também é uma opção muito presente nos galpões industriais brasileiros de até um pavimento, mas sua composição ocorre com elementos retos. Nesse modelo, a cobertura do galpão normalmente recebe a chamada telha W.

3. Pórticos com dois a três pavimentos

Esse tipo de projeto mantém as características gerais dos galpões industriais, mas conta com pilares mais altos no pé-direito. Esta condição permite a formação de mezaninos em parte do galpão ou em todo o pavimento. A cobertura costuma ser feita em duas águas ou com telha W.

Embora seja uma alternativa típica na construção de galpões, os pórticos com dois a três pavimentos suportam inúmeras variações. Ocasionalmente estas estruturas abrigam edifícios residenciais, instituições de ensino e outros empreendimentos compatíveis com esse tipo de projeto, como shoppings centers.

4. Estrutura com quatro ou mais pavimentos

Essas edificações pré-moldadas também são caracterizadas pelo formato em pórtico e contam com ligações solidarizadas. Abrigam edifícios residenciais e comerciais. São muito aplicadas na construção de estacionamentos com rampas, por exemplo.

Os quatro primeiros exemplos adotam sistemas em esqueleto. São estruturas constituídas de pilares, vigas e lajes. Muito comuns em edifícios residenciais, galpões industriais, escolas, hospitais, estacionamentos, shoppings centers.

5. Painéis estruturais

O uso de pré-moldados de concreto nesse sistema é amplamente utilizado em casas e apartamentos, como alternativa para substituir tijolos convencionais ou paredes em alvenaria. A superfície desses painéis é lisa e preparada para receber pintura. Esta opção pode ser escolhida apenas como um painel arquitetônico ou ter função estrutural.

Por serem mais resistentes se comparadas com as de alvenaria, as paredes pré-moldadas permitem a construção de lajes com vãos maiores. Equipamentos modernos disponíveis no mercado garantem a elevação de painéis extremamente pesados, ampliando as possibilidades do projeto.

6. Pisos

Pavimentos pré-moldados são utilizados em praticamente todos os tipos de construção, como hospitais, escolas, shoppings centers, estádios de futebol. Podem ser combinados com outros materiais, como estruturas metálicas.

O sistema pré-moldado para pavimentos tem as vantagens de ser mais rápido na construção e de dispensar escoramento. As lajes alveolares predominam nos sistemas de piso pré-moldados.

7. Coberturas

Não faltam opções pré-moldadas no mercado de baixo custo e montagem rápida para coberturas. Como foi observado nos exemplos anteriores, são muito utilizadas em galpões industriais, armazéns e barracões comerciais. Para fugir do “estigma” da associação das telhas W e duas águas aos galpões, muitos projetistas buscam opções arquitetônicas mais sofisticadas aos empreendimentos.

8. Escadas

Também estão na relação de elementos pré-moldados que podem ser incluídos no seu projeto. Existe a possibilidade de fabricar a escada por inteiro, como um elemento único, ou de dividi-la em vários elementos menores para montá-la degrau por degrau. Ginásios de esportes são estruturas que normalmente recebem escadas pré-moldadas.

9. Construções mistas

A preferência pelo modelo pré-moldado não obriga a sua adoção em todo o empreendimento. Você pode considerar um projeto de construção mista com a combinação de diferentes materiais. Estas edificações recebem estruturas de concreto pré-moldado, como pilares, vigas e lajes, associadas a materiais de aço e madeira, por exemplo. O uso combinado pode ser observado em prédios comerciais, industriais, ginásios de esportes e estádios.

10. Obras de infraestrutura

Além do uso em edificações, você já deve ter observado que o poder público também recorre aos pré-moldados e pré-fabricados de concreto em larga escala nas obras de infraestrutura. Basta reparar nos projetos executados em pontes, viadutos, galerias e túneis, por exemplo

Elementos pré-moldados

Ficou confuso com algumas definições de elementos pré-moldados nos exemplos anteriores?

É só recapitular alguns conceitos para entender melhor como cada peça se aplica na construção.

  • Laje alveolar – Tem a característica de ser plana e uniforme em suas superfícies, o que facilita o processo de pintura. A definição “alveolar” se deve aos alvéolos/cavidades em seu interior que reduzem o peso da peça.
  • Painel Pi (laje duplo T) – Seu consumo de concreto é mais otimizado. Muito utilizado em estruturas com grandes vãos, como estacionamentos. É característico pelas nervuras em seu comprimento que formam um duplo T.
  • Telha W – São soldadas entre si e usadas nas coberturas pré-moldadas, oferecendo grande resistência aos esforços promovidos pelas cargas de vento.

Conclusão

A adoção de inovações tecnológicas e soluções em engenharia é fundamental para o aumento da produtividade e eficiência na construção civil. Pré-moldados de concreto se apresentam como opções econômicas, sustentáveis, de alta qualidade e versáteis para acelerar a execução da sua obra.

Ao considerar esta opção, lembre-se que os pré-moldados não atendem apenas aos modelos básicos de construção. Esse mercado está cada vez mais atento às exigências arquitetônicas e à autenticidade dos projetos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais! Informe outras pessoas sobre como o método construtivo com pré-moldados pode ser a melhor opção na hora de executar um empreendimento.

Fonte: Blog Sienge