Ao contrário de como era no passado, hoje temos encarecimento de mão de obra, custos controlados e maior preocupação com perdas e desperdícios. Por isso, voltar os olhos para o aço pode ser uma ótima alternativa para as adversidades do momento. 
Publicidade

Prazos curtos

Com o tempo médio de fabricação das peças girando em torno de quatro semanas e o de montagem de uma a duas semanas, em comparação com uma construção de concreto, a de aço chega a levar 40% menos tempo. Pode-se trabalhar em várias frentes de serviço ao mesmo tempo e as chuvas não interferem na montagem da estrutura. 

Economia de material e mão de obra 

Com a adoção de sistemas industrializados para as estruturas de aço, menos mão de obra é necessária em seu entorno. Ainda pela tecnologia empregada, o desperdício é consideravelmente reduzido em relação aos processos convencionais, cujas perdas podem chegar a até 25% em peso de materiais. 

Maior autonomia nos projetos de arquitetura 

Desde o embrião do desenvolvimento, as tecnologias do aço conferem a arquitetos uma grande liberdade por permitirem a composição de projetos mais ousados. Também acabam sendo facilmente associadas à modernidade. 

Maior área útil 

Os pilares e vigas podem ser mais estreitos do que os de concreto para uma mesma capacidade de sustentação. Disso retornam áreas internas e distâncias entre vãos ampliadas. 

Flexibilidade em reformas 

As estruturas de aço são ideais para adaptações, expansões e mudança de ocupação de edifícios. Facilitam ainda a passagem de tubulações e cabeamento. 

Precisão nas construções com estruturas de aço 

Com os sistemas industrializados, obtém-se estruturas sempre dentro de especificações mais rigorosas. Se com estruturas de concreto a precisão é alcançada na ordem dos centímetros, com as de aço estará na unidade de milímetros. Resultados disso são nivelamento perfeito, facilidade de assentamento de esquadrias e instalação de elevadores, além de, mais uma vez, redução de custos com materiais. 

Preservação do meio ambiente 

Com consumo menor de madeira, menos materiais particulados gerados, usar estruturas metálicas preserva o meio ambiente. Além disso, o aço utilizado é completamente reciclável e é possível reaproveitar as estruturas após desmontá-las. 

Por questões de ordem cultural, de preconceito, ou mesmo limitações desde o meio acadêmico, a difusão dos conhecimentos sobre o aço ainda é tímida por aqui. Principalmente no cenário atual, construir usando estruturas de aço vem se mostrando uma alternativa extremamente eficaz para quem busca redução de tempo, custos viáveis e flexibilidade de execução. 

FONTE:
metalica.com.br