Aplicação na construção com perfis de aço
Ambos os conceitos são aplicáveis à construção em Drywall e Steel Frame, pois a utilização de práticas industriais são características de ambos os sistemas: processos seriados (não artesanais) e uso de ferramentas de alta eficiência com materiais certificados.
Mesmo nos casos de construção em obra, as práticas de construção a seco e Steel Frame remetem à indústria de transformação, aumentando a eficiência dos processos. A pré fabricação é mais um passo para aumentar a referida eficiência.
Os benefícios na prática
Pré-fabricar painéis ou, em outras palavras, fabricar painéis de Steel Frame na oficina implica trabalhar em condições industriais: em climas controlados e em mesas de panelizado que permitem a montagem de painéis em série. A eficiência do processo é multiplicada quando se procura construir várias casas idênticas, reduzindo ainda mais os tempos de montagem.
O Steel Frame permite uma pré-fabricação total na oficina, reduzindo notavelmente o tempo de montagem em obra, evitando atrasos devido a condições climáticas adversas e gerando uma melhoria substancial nas condições de trabalho dos operadores.
A industrialização é uma das características fundamentais do Steel Frame uma vez que os materiais que compõem o sistema são de origem industrial: são fabricados por processos automatizados que garantem, como resultado, materiais padronizados, com características idênticas tanto em medidas quanto em seu desempenho técnico.
Portanto, ter materiais industrializados dá ao sistema a possibilidade de saber antecipadamente qual será o consumo final de cada componente, seus resíduos, seu comportamento dentro da solução construtiva e o impacto ambiental que terá.