Construção moderna, rápida, sustentável e econômica são alguns dos adjetivos do Light Steel Frame (LSF). Esse modelo de construção é indicado para todos os tipos de obra e utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural, o que garante qualidade e segurança para a edificação.
Publicidade

O light steel frame é sustentável por ser um sistema tecnológico, industrializado e inteligente. Nesse sistema de construção a seco, a emissão de CO2 é cinco vezes menor se comparado a alvenaria, assim como o uso da água que é usada somente na fundação. Além do aço, que é um material 100% reciclável.  No Brasil, o LSF vem ganhando cada vez mais espaço 

Destacamos abaixo os principais materiais para se construir em Light Steel Frame.
Conheça:

  1.   Aço galvanizado

A estrutura das construções em LSF é o aço galvanizado interligados através de parafusos especiais autobrocantes, o que garante toda a sustentação para edificação. Esse tipo de aço possui uma substância anticorrosiva que permite uma duração superior a 100 anos.
Apesar de o aço do LSF ser mais leve, ele também possui forte resistência, tendo qualidade e força superior à alvenaria comum.

  1.   Plaqueamento

– Placa cimentícia e Fibrocimento

Dois tipos principais de placas para acabamento das paredes externas geralmente são usadas.  As placas cimentícia e de fibrocimento são produzidas no formato de chapas planas, o que garante uma textura lisa. As vantagens desses materiais são que as condições climáticas não danificam sua textura, não são inflamáveis e tem alta durabilidade. Ainda é possível usar qualquer tipo de material de acabamento, tais como pintura, cerâmica, pastilhas e outros.

      – Gesso Acortonado

No sistema LSF, o gesso acartonado é utilizado nas paredes internas das construções. Estas podem ser pintadas ou receberem outros tipos de materiais como azulejos e texturas por exemplo.

 

Estas são algumas das placas usadas:

– Standart (ST) – (Cor cinza)
Para uso em ambientes internos.

– Resistente a Umidade (RV) – (Cor verde)
Utilizada em áreas molhadas como banheiros e cozinhas

– Resistente ao Fogo (RF) – (Cor roxa ou rosa)
Usadas em saídas de emergência e áreas como escadas e corredores.

 

  1. Manta Hidrófuga

A manta hidrófuga usada na parede de construção de steel frame é extremamente importante para proteger contra o calor e a umidade, dando conforto adequadoao ambiente.. Proporciona o respiro adequado às paredes, com a saída do vapor d’água e evita a proliferação de fungos.

  1. Juntas de Dilatação

No encontro das placas, chamado de junta de dilatação, é usado uma fita para nivelar e proteger a construção. Este material é impermeável e torna-se invisível, resultando uma parede lisa no final.
Esse tratamento é importante para evitar o surgimento de trincas e microfissuras, além de eliminar a umidade causadora.

  1. Isolamento termo-acústico

Uma grande vantagem do light Steel Frame em relação à alvenaria comum é o poder de reduzir consideravelmente a propagação do som. As lãs que são aplicadas no interior de todas as paredes são os itens responsáveis por esse isolamento.
Também é importante destacar o excelente desempenho térmico que as lãs proporcionam. As mesmas deixam a temperatura do ambiente sempre agradável.
Três tipos principais são usados como isolantes: lã de vidro, lãs de pet e lã de rocha.

Para cada obra e ambiente é determinado qual tipo de lã será usada. As mesmas têm custos diferentes e é preciso levar em conta o que a obra necessita.

 

É importante lembrar que é a construção em LSF é tecnológica e industrializada. Somente uma equipe especializada saberá desenvolver o projeto e a obra com qualidade, segurança e economia.