Em março deste ano, mesmo durante a pandemia, a companhia apostou no crescimento do mercado nacional de estruturas de aço e investiu R$ 12 milhões na ampliação de sua unidade fabril. Agora, com 8.800m², mais que o dobro da área original, a companhia passa a produzir 70 mil toneladas (grupo) de perfis de aço por ano e projeta crescer 20% até o final de 2021.
Em seu portfólio, o foco é a produção de drywall e steel frame, estruturas de aço que permitem maior flexibilidade nos projetos, são mais sustentáveis, limpas e reduzem em até 70% o tempo de uma obra e em até 60% o consumo de energia, em comparação aos mesmos parâmetros de construções úmidas.
O Brasil é a segunda unidade de faturamento da companhia, com R$ 120 milhões em 2020. Outras unidades fabris da companhia estão na Argentina, Uruguai e Paraguai. “O grupo tem origem argentina, mas no Brasil adotamos desde o começo uma operação 100% nacional. Hoje, o país é o destino dos principais investimentos do grupo, focando nos mais modernos processos de produção, utilizando tecnologias de última geração e cumprindo com todas as normas técnicas vigentes”, destaca Gonzalo Raspini, diretor da Barbieri Brasil.
A Barbieri conta com sistemas de corte e conformado controlados por sistemas digitais (PLC), capazes de produzir os perfis em processos sem interrupções, com tolerância de comprimento mínimos, o que garante previsibilidade e segurança na hora de construir.
O uso de materiais de aço pré-cortados, por exemplo, significa menos desperdício em uma obra e, além de contribuir para a sustentabilidade, os produtos feitos com aço galvanizado são 100% recicláveis. A durabilidade do material, capaz de manter as construções intactas durante sua vida útil, e a eficiência acústica e energética são outras vantagens apontadas pelo executivo. “Um projeto com o uso de aço reduz em até 60% o consumo de energia”, complementa Gonzalo Raspini.
Sua história
Filial da empresa argentina fundada em 1953, a unidade iniciou suas atividades no Brasil em julho de 2010. Em menos de um ano, o escritório criado na região metropolitana de Curitiba e que contava com apenas três profissionais, evoluiu para uma planta fabril de cerca de 3.100m², levando investimentos e abrindo novos postos de trabalho na cidade.
“Na época da fundação, o mercado de perfis de aço no Brasil ainda não era muito expressivo. O método construtivo com steel frame, apesar de ser mais rápido, durável e sustentável, continua não sendo muito popular por aqui e existem poucas empresas especializadas nesse tipo de projeto. Ainda hoje, é um mercado com um grande potencial de crescimento”, relembra Gonzalo Raspini, diretor da Barbieri Brasil.
Responsabilidade social
A Barbieri do Brasil é uma das empresas apoiadoras do Hospital Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do Brasil, localizado na capital paranaense.
Recentemente, a companhia tornou-se parceira da ONG Teto Brasil para a construção de moradias de emergência, juntamente com famílias que vivem em comunidades carentes.
Sobre a Barbieri do Brasil
A Barbieri do Brasil nasce em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos da mais alta qualidade para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.