Já imaginou quão interessante seria poder construir uma parte do seu projeto fora do canteiro de obras, com as mesmas características, mas com qualidade melhor e de forma mais ágil?
Para entender do que estamos falando, acompanhe nosso artigo para saber o que significa offsite e conheça tudo sobre esse tipo de construção industrializada.
O que é construção modular offsite?
A construção modular offsite, ou “fora do local de construção”, em tradução adaptada, é um tipo de edificação moderna executada em ambientes externos à obra, como fábricas, sendo posteriormente instalada no canteiro.
Dessa forma, as edificações são transportadas e chegam prontas ao local da obra.
Sendo realizada com os mesmos padrões da construção convencional, a modular offsite utiliza materiais como aço, concreto e madeira, apresentando o mesmo resultado, porém com uma qualidade superior.
Esta nova metodologia é uma das principais tendências da indústria da construção civil porque reduz o tempo de edificação (controlando melhor o cronograma) e o desperdício de materiais e ainda gera economia no orçamento total da construção.
Construção offsite x convencional: entenda as principais diferenças
A maior diferença entre a construção offsite e a convencional é que uma “já vem pronta” e a outra precisa ser edificada, do zero, no canteiro de obras.
A partir disso, existem algumas distinções:
Construção modular offsite:
- Personalizável
- Pré-fabricada
- Maior mobilidade
- Tempo de execução mais ágil
Construção convencional:
- Construída no canteiro de obras
- Não é personalizável (para alterar sua estrutura, é necessário realizar uma nova construção/reforma)
- Imóvel
- Tempo de execução sujeito a agentes externos (clima, mão-de-obra etc)
Quais são os benefícios da construção offsite?
Falar em construção offsite é falar em revolução e tecnologia; afinal, são inúmeras as vantagens de adotar os seus processos.
A rapidez com que os projetos são feitos já é um grande indicador de aceitação, porém essa não é a única vantagem. É possível listar pontos positivos que fazem diferença na hora de ponderar sobre sua escolha. Confira:
SUSTENTABILIDADE
Ao escolher a construção modular offsite, escolhe-se também a sustentabilidade. Esse método reduz o uso de água em seus processos, utiliza materiais sob medida (podendo ser reciclados), possibilita a geração de energia por meio de placas solares embutidas em sua cobertura e também reduz em mais de 4x os resíduos gerados.
MENOR PRAZO DE ENTREGA
Ao contrário da construção convencional, com essa metodologia não há atrasos: os projetos podem ser entregues 6 vezes mais rápido se comparados à alvenaria, além de não depender do clima ou outro agente externo para a construção. Uma casa, por exemplo, pode ficar pronta em apenas 4 dias.
SUJEIRA
Por ser uma obra literalmente feita em fábrica, não existe sujeira no canteiro de obras ou local onde os módulos ficarão localizados.
Seus processos são realizados em etapas e com custo reduzido da logística, pois possui um sistema de módulos que serão montados e interligados apenas no local escolhido para a instalação.
MAIOR PREVISIBILIDADE NO ORÇAMENTO
Por ser feita fora do canteiro de obras, é possível ter mais assertividade quanto aos gastos, já que, como mencionado, não existem imprevistos. Dessa forma, é possível ter um orçamento mais enxuto, com menos desperdício de insumos ou despesas com transporte de entulhos.
Qualquer projeto pode ser feito em offsite?
Ao que parece, a construção offsite veio para ficar e redefinir os conceitos da construção civil. Trazendo dinamismo e inovação para projetos de tamanhos e necessidades diferentes, é possível aplicá-la em maior ou menor grau.
Grandes projetos, como habitações, podem ser fabricados fora do canteiro de obras assim como pequenos cômodos. Tudo depende da necessidade do empreendedor. Muitas construções podem, inclusive, ser verticais, suportando mais de 30 andares de altura, dando mais opções aos projetos.
Este tipo de construção é feita paralelamente com a infraestrutura, possibilitando a preservação do terreno e da vegetação e facilitando a relocação de imóveis. Tudo sempre com mais rapidez, baixo custo e menos impacto.
Fonte: Blog Lafaete