As patologias mais comuns nos projetos de Light Steel Frame são fissuras, falhas das juntas entre as placas e a umidade, resultados de deficiência no projeto e no planejamento do processo de construção. Entre as razões mais comuns estão a falta de especialização dos arquitetos, engenheiros e da mão de obra que executa, por não conhecerem e dominarem estes recursos. Pensando nisso, o 4° Congresso Latino-Americano Steel Frame tem em sua programação a palestra “Como evitar Patologias no sistema LSF: Soluções e boas práticas”, para explicar, orientar, debater e encontrar formas de se qualificar ainda mais os serviços de LSF.
– Uma das fórmulas para o sucesso é que arquitetos e engenheiros direcionem todo o processo construtivo de forma que, desde a sua concepção até a entrega da obra, haja a preocupação com a redução de erros, desperdícios e patologias futuras – explica a arquiteta e proprietária da Construtora Micura Steel Frame, Heloisa Pomaro, uma das pioneira no sistema LSF no Brasil e que integra o quadro de palestrantes.
A complexidade do Light Steel Frame, segundo a arquiteta, estimula debates e estudos, que visam engrandecer o segmento.
– O LSF é composto por vários subsistemas e componentes (estrutural, isolamento térmico-acústico, impermeabilização, fechamento interno e externo). Para garantir o correto desempenho do sistema é preciso que todos os projetos estejam bem compatibilizados e que a relação entre estes subsistemas seja bem estudados e resolvidos dentro do projeto. Esta condição é determinante para que haja sucesso na obra e para evitar a incidência de patologia – sintetiza.
O painel “Como evitar Patologias no sistema LSF: Soluções e boas práticas”, que terá participação de Heloisa Pomaro, se inicia às 19h, no dia 29 de maio e será mediado por Luciana Oliveira, do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, com participações de Roger Tim, da Center Steel do Rio Grande do Sul, Savio Neiva, da Incorporadora Bonanza de Pernambuco, e Sonia Ganen, da Speed Framing, da Argentina. Esses profissionais são construtores experientes que trabalham há muitos anos com o sistema e tem obras de tipologias diversificadas, de aeroportos a condomínios residenciais.
A programação do 4° Congresso Latino-Americano Steel Frame ocorre nos dias 28 e 29 de maio. As palestras serão realizadas no Centro de Convenções Rebouças. Outras informações e as inscrições podem ser feitas através do site congressosteelframe.com.br.
Fonte:
Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak