Aparelhos para economizar água
Hoje o mercado apresenta distintos aparelhos de instalação simples que utilizam tecnologias para evitar o desperdício e diminuir a quantidade de água utilizada. Arejadores de torneiras, pulverizadores, temporizadores de chuveiro, redutores de pressão, reguladores de vazão, bacias sanitárias com sistema de descarga de duplo acionamento são alguns dos exemplos que ajudam a poupar o recurso.
Comparados aos aparelhos convencionais, esses equipamentos possuem um preço maior, no entanto, através da economia que proporcionam, que pode chegar até a 80%, podem se tornar um bom investimento para a obra, pois além de apresentarem uma redução de custos na conta da água (e de energia, no caso de aquecimento elétrico), eles também valorizam o imóvel.
Captação, armazenamento e uso de águas pluviais
Captar e armazenar a água de chuva é uma prática simples e que pode ser bastante econômica, pois configura uma fonte de água alternativa que reduz o consumo de água potável, ou seja, também torna mais barata a conta da água. Além de conservar os recursos hídricos, esse tipo de coleta também impacta o coletivo ao reduzir o escoamento superficial, o risco de enchentes e a erosão em áreas urbanas.
A desvantagem de seu uso está em compreender e lidar com o período de secas durante o ano, ou seja, não há uma garantia de abastecimento de água constante dependendo da região na qual você se encontra. Para isso, é necessário um sistema que possua um grande volume de armazenamento, sendo assim, é fundamental que o projeto leve em conta os dados locais de chuva e área de coleta em comparação com a demanda necessária para que o dimensionamento seja eficaz.
A água coletada deve passar por uma tubulação distinta da água potável e pode ser utilizada em máquinas de lavar, para limpeza do domicilio, rega de plantas e em descargas de vasos sanitários. Lembrando que é necessário manter uma monitoração e manutenção para garantir a qualidade da água armazenada.
Águas cinzas: o reuso
As águas cinzas são aquelas provenientes de banhos, máquinas de lavar roupa, pias e demais processos domésticos, ou seja, não entram em contato com o esgoto sanitário. No cotidiano, elas podem ser usadas para descarga de bacias sanitárias, limpezas em geral, rega de plantas e para reutilização na máquina de lavar para tecidos que exigem menos cuidados.
Por ser uma fonte alternativa, ela também colabora com a conservação dos recursos hídricos e reduz o consumo de água potável, ajudando, mais uma vez, na economia através das contas. Para sua instalação, é importante ter em conta que as tubulações de esgoto devem ser separadas da água cinza descartada, de modo que seja possível manter a separação, para fazer os tratamentos necessários e reutilizá-la. Vale lembrar que no caso do reaproveitamento dela, é importante destacar através de sinalização quais torneiras possuem água potável e não potável, e capacitar os usuários sobre como utilizar esse recurso.