A 3ªedição da pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizada em 2016 (ano base 2015), pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com o Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ) apontou, um aumento na produção de perfis de 20% em relação ao ano anterior. Em números, isso perfaz mais de 46 mil toneladas de perfis produzidos durante o ano de 2015. Em 2017, a 4º edição da pesquisa, apontou um crescimento de 15,7 %. Entre os fatores apontados como benefícios por especialistas estão: economia na fundação; produtividade de mão-de-obra (obra é mais rápida = retorno do investimento mais rápido); alto nível de limpeza e baixa geração de resíduos; economia de água; desempenho acústico; desempenho térmico; economia de energia e alta durabilidade.
O evento tem o apoio de entidades importantes do setor como a Associação Latino-Americana de Aço (Alacero), os Institutos da Construção a Seco (IUCOSE) do Uruguai e (INCOSE) da Argentina, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA/SP), a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e o Instituto de Engenharia (I.E.), Cámara Chilena de la Construcción(ICHA), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC)
– Além de serem uma confirmação da qualidade, as entidades apoiadoras auxiliam para engrandecer o debate e consagrar o Congresso Latino-Americano Steel Frame, como o mais importante do segmento na América do Sul – afirma a diretora do 4° Congresso Latino-Americano de Steel Frame, Luana Carregari.
O sistema construtivo LSF tem sido muito utilizado em diversos países, principalmente nos Estados Unidos, Chile, Canadá, Emirados Arabes, e no Japão. No Brasil, precisa ainda superar obstáculos como o baixo conhecimento por parte dos profissionais do setor e a necessidade de qualificação da mão de obra. As primeiras construções em LSF começaram a ser implementadas no Brasil no final da década de 90 devido à necessidade de um produto mais industrializado, introduzindo, assim, um novo produto tecnológico no país. Hoje, grandes fabricantes já estão investindo no ramo.
De forma paralela ocorre a 4ª Expo Light Steel Framing e Tecnologias da Construção Civil que exibe o que há de mais moderno no setor promovendo a geração de negócios.
Outras informações e as inscrições podem ser feitas através do site congressosteelframe.com.br.
Faturamento estimado Light Steel Frame e Dry Wall :
– 2016 R$ 237,81 milhões.
– 2017 R$ 275.16 milhões
Fonte:
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak