Em 2020, o mundo todo passou a enfrentar uma situação inimaginável. A pandemia da Covid-19 colocou em risco não só a saúde da população, mas também a economia global e obrigou empresas de todos os segmentos a reverem seus formatos de atuação. Não foi diferente no setor de construção. E no canteiro de obras, a auditoria pode ser uma grande aliada para que a empresa mantenha a segurança dos colaboradores.
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Neste post vamos destacar como o uso de uma solução de mobilidade para a realização de checklists periódicos pode mudar a rotina da sua construtora. Veja como a tecnologia pode apoiar na auditoria de obras, e a importância disso no combate ao coronavírus.

O que muda a partir da Covid-19?

Antes de avaliar a importância e utilização da auditoria de obras para a prevenção do coronavírus, é necessário entender o que muda nos canteiros. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), criou algumas orientações a respeito.

Entre as iniciativas de segurança sugeridas para obras em andamento estão:

  • Criação de um Comitê de Gerenciamento de Crise;
  • Reduzir em 50% a ocupação de ônibus e veículos de transporte dos funcionários;
  • Afastar por férias profissionais do grupos de risco;
  • Realizar orientações frequentes em relação a higiene e segurança;
  • Estabelecer rotinas de aferição de temperatura;
  • Determinar afastamento mínimo entre os profissionais, especialmente em refeitórios e ambientes fechados.

Em relação a infraestrutura dos canteiros, recomenda-se:

  • Criar espaços para higienização de mãos, fornecendo produtos de higiene e sanitização, como sabonete e álcool em gel 70%;
  • Desinfecção de superfícies;
  • Orientação constante aos colaboradores em relação às boas práticas de prevenção.

Ações imediatas

O primeiro passo é focar nas adaptações imediatas, criando um plano de ação com as medidas de adequação de infraestrutura e de processos baseadas em as recomendações sanitárias da CBIC, por exemplo. Um plano preciso, detalhando as adequações, facilita e padroniza a aplicação das mudanças, dando condições para que cada obra possa executá-las rapidamente.

Essas medidas visam criar um ambiente de trabalho e procedimentos com condições de proteção à saúde dos colaboradores e, ao mesmo tempo, a preservação da operação da empresa, minimizando perdas de produção do canteiro de obras.

As novas mobilizações de canteiro de obra certamente já tem as regras sanitárias  incluídas naturalmente no seu plano, sendo um novo normal daqui para frente, pelo menos até que seja disponibilizada uma forma de imunização eficaz através de vacinas.

Controle de Acesso

É recomendado que a identificação dos sintomas nos colaboradores seja realizada já no acesso ao canteiro. Se for constatada algum sintoma, o colaborador pode ser barrado e encaminhado para o tratamento adequado, mantendo restrita a exposição de contágio dos demais.

Mesmo assim, com todas as medidas sanitárias que a empresa venha a adotar, a contaminação de um colaborador pode acontecer. O importante é que esta identificação ocorra precocemente e permita executar a higienização de áreas frequentadas pelo colaborador contaminado. E, se a empresa tiver um controle apurado de quem acessa a obra, poderá bloquear imediatamente o acesso do colaborador contaminado, focando sempre na maior preservação possível da operação.

Uma solução de controle do acesso ao canteiro. é a catraca virtual do Mobuss Construção, que barra colaboradores que estejam com alguma situação irregular de documentação, treinamentos e EPIs obrigatórios.

Além disso, as informações precisas de acesso de um eventual colaborador contaminado combinadas com as atividades desempenhadas permitem mapear o risco de contágio de outras pessoas, criando níveis de alerta diferenciados para cada situação. Isso permite ações mais objetivas e transparentes para conter novos casos de contaminação.

A auditoria na gestão da segurança do canteiro

Depois de implantadas as adequações sanitárias para o COVID-10 nos canteiros de obra, tanto na estrutura física quanto em procedimentos, também é necessário acompanhar e monitorar a adoção e a eficiência. E a auditoria periódica é uma das ferramentas para este fim que apresenta grande efetividade.

Um dos grandes ganhos de uma auditoria eficiente é assegurar que a operação esteja em conformidade com os processos estabelecidos. Este é, habitualmente, o foco central do trabalho e dos checklists criados. Quando realizado de forma automatizada, este processo ganha em segurança, agilidade e transparência.

Um exemplo é a utilização do módulo de Qualidade do Mobuss Construção, que facilita a realização de checklists personalizáveis. A construtora pode definir os itens que considera mais adequados à sua rotina para serem acompanhados. É possível, por exemplo, criar um checklist para inspecionar a infraestrutura e os procedimentos e, periodicamente, acompanhar cada um dos itens. Além disso, cada construtora pode incluir na lista de acompanhamento questões que considera mais aderentes à sua realidade, garantindo a atuação efetiva no combate ao coronavírus.

Diferentemente de checklists manuais, a utilização de um sistema de mobilidade garante à construtora a rapidez necessária na gestão. De forma rápida e segura, o Comitê de Crise pode avaliar e desenvolver novos requisitos de controle, avaliar resultados e questões que devem ser fortalecidas com os colaboradores.

Por fim, quando bem planejadas e executadas, as adequações sanitárias de prevenção à COVID-19 trazem efeitos extremamente positivos, que valorizam o empenho da construtora em preservar a saúde dos colaboradores para manter o ritmo o trabalho necessário. Em tempos de pandemia, manter a operação da empresa é, certamente, desafiador e complexo, e exige ações rápidas e assertivas que visam dar condições seguras de trabalho e sustentabilidade da produção, minimizando perdas nos canteiros de obra.