A Análise do Ciclo de Vida (LCA) pode ser definida como um procedimento objetivo e embasado cientificamente que permite quantificar todo o consumo de recursos e todas as emissões associadas a um produto, ao longo de seu ciclo de vida: da origem ao final de sua vida útil.
Publicidade

Quando falamos sobre o ciclo de vida de um produto, devemos considerar os seguintes momentos importantes:

• Fabricação, considerando a extração da matéria-prima do meio ambiente, processamento, transporte, desenvolvimento de um produto, distribuição ao mercado.
• Utilização e manutenção.
Desmantelamento e tratamento de resíduos em fim de vida útil, que pode incluir a reciclagem de materiais, a sua utilização em outros processos industriais, a utilização do calor resultante da incineração dos seus materiais, a sua disposição final em aterros, etc…

Para que serve a Análise do Ciclo de Vida de um produto?

Os consumidores estão exigindo cada vez mais produtos associados a menos impacto ambiental. No entanto, esse impacto vai depender de tantas variáveis que só pode ser definido “caso a caso”, e não universalmente.
Somente um estudo que inclua todas as fases do ciclo de vida de um produto específico pode responder a essa pergunta. Mas sua utilidade será muito maior, pois:

• Para um produtor, permitirá definir estratégias para melhorar o desempenho ambiental do seu produto, pois saberá onde se originam e quais são os principais danos.
• Permitirá que uma universidade ou organização de ciência e tecnologia oriente suas atividades de pesquisa para reduzir os impactos.
• Para os tomadores de decisão política, vai ajudá-los a promover produtos com menor impacto ambiental.
Trata-se de analisar o Ciclo de Vida de um produto e oferecer informações para a tomada de decisões de projetos e execução de obras.

O que é uma Declaração Ambiental do Produto (EPD)?

Para garantir a transparência e a comparabilidade das ACVs dos diversos produtos, existe uma série de normas específicas para sua confecção. Essas normas definem, entre outras coisas, as bases metodológicas para a elaboração das Regras de Categoria de Produto (PCR) utilizadas para a preparação e publicação das Declarações Ambientais de
Produto (EPD).
Uma Declaração Ambiental do Produto (EPD) é um documento verificado e registrado de forma independente que comunica informações transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental do ciclo de vida dos produtos de maneira confiável..

Construindo futuro, construindo família: A transparência do impacto dos nossos produtos

Na Barbieri, em 2020, definimos uma estratégia corporativa de Triplo Impacto considerando três pilares fundamentais:
• Nosso propósito de “Construir futuro, construir família.”
• Nossos valores empresariais: honestidade, compromisso, integração, paixão e sustentabilidade.
• Nosso compromisso com a Agenda Mundial 2030, contribuindo prioritariamente para seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

(4) Educação de qualidade.
(8) Trabalho decente e crescimento econômico.
(9) Indústria, inovação e infraestrutura.
(11) Cidades e comunidades sustentáveis.
(12) Produção e consumo responsáveis.
(17) Alianças estratégicas para atingir os objetivos.

Da mesma forma, esta estratégia possui quatro linhas de ação claras que norteiam nossas ações diárias:
• Bem-estar de nossa equipe.
• Liderança em sustentabilidade.
• Produção responsável.

Alinhados ao eixo de atuação da produção responsável de nossa estratégia e ao ODS 12, desde 2019 trabalhamos fortemente na Análise do Ciclo de Vida dos nossos produtos para tornar transparente a pegada de impacto de cada um e lançar as bases de nosso processo de melhoria contínua e minimização de impactos.
Foi um processo longo e minucioso que exigiu um trabalho colaborativo de recolha de informação, não só internamente com as várias áreas da organização, mas também externamente com toda a nossa cadeia de valor, de forma a estabelecer uma base de dados mais próxima da realidade dos nossos produtos.