A Associação Mundial de Aço publicou recentemente um relatório intitulado Estudo Comparativo de Estruturas de Aço Leve, Aço Quente, Soluções Residenciais de Concreto e Madeira - Desempenho Estrutural . Este relatório tem como objetivo fornecer informações imparciais e recursos para todas as partes interessadas envolvidas no setor de construção.
Publicidade

 Ele detalha os pontos fortes e fracos de várias soluções estruturais usando diferentes materiais estruturais no âmbito de prédios residenciais de vários andares (até 4 andares). Isso foi realizado para ajudar os desenvolvedores e proprietários de edifícios a fazer escolhas informadas ao selecionar o material estrutural de seus edifícios.

O principal objetivo deste estudo foi comparar diferentes materiais estruturais, avaliando seu desempenho. Todo este estudo baseou-se num edifício residencial de quatro pisos que adotou uma solução de estruturas de aço leve, construída em Luanda, Angola, modificada conforme apropriado para corresponder aos requisitos europeus e à prática de design. 

O edifício de estrutura de aço leve composto de paredes de suporte de carga, fabricadas usando perfis de canal labiado, e viga de piso de treliça uniformemente espaçada. Os pinos de parede também foram espaçados a 600 mm. Em locais específicos, este edifício também é reforçado com alguns quadros de aço laminados a quente para resistir ao carregamento lateral. Um piso composto com deck de aço perfilado foi empregado com uma base de jangada.

Este relatório também enfatiza as vantagens da pré-fabricação na indústria da construção civil, uma vez que tem um impacto menor no canteiro de obras e seu entorno. Também informa que a construção de aço tem maior potencial e valor agregado inerente em termos de adaptabilidade e expansão.

Soluções leves também proporcionam construção mais rápida e redução de custos adicionais. Por exemplo, o número reduzido de obras no local leva a menores desperdícios e menores custos de descarte, bem como a níveis mais altos de segurança para os trabalhadores, enquanto a redução dos cronogramas de construção resultará em redução de custos e uso de equipamentos de elevação. 

Fonte: Framecad