Em países tropicais muitas vezes as construções não são preparadas para lidar com baixas temperaturas, não havendo calefação e isolamento. Como na maior parte do tempo o clima é quente, as construções costumam contar com estratégias de resfriamento para garantir o conforto térmico interno, como ventilação cruzada e revestimentos frios como porcelanatos, cerâmicos e pedras polidas. Quando chegam as frentes frias, sente-se a necessidade de transformar os lugares em espaços mais aconchegantes para combater o frio.
Primeiramente é importante entender que as construções precisam responder ao clima da onde estão localizadas. Em alguns lugares, onde o clima costuma variar mais ao longo do ano, tendo períodos de frio intenso e outros de forte calor, é importante que a arquitetura preveja soluções mais definitivas, como paredes isolantes, pisos acarpetados e lareiras. Essas soluções precisam conviver com as soluções passivas de ventilação cruzada necessárias durante o verão, e portanto precisam ser estudadas antes de implementadas.
Uma estratégia possível para buscar esse aconchego é o equilíbrio entre os materiais de revestimento interno, alternando entre revestimentos frios e quentes. Os revestimentos frios, como os porcelanatos, cerâmicos, cimentados e pedras polidas, são ótimos revestimentos para as áreas molhadas, mas às vezes são utilizados também nas áreas de estar como salas e quartos por causa de sua facilidade de limpeza e manutenção. Essa solução traz frescor no verão, mas no inverno acaba também agravando a sensação de frio dentro de casa. Uma alternativa é usar os revestimentos como madeiras, laminados ou vinílicos em áreas de estar, para trazer um ambiente mais aconchegante durante os meses mais frios.
Já nos lugares de clima mais quente ao longo do ano, os pisos frios são importantes para o conforto térmico interno da casa, portanto, com a chegada da frente fria, é necessário pensar em soluções temporárias que tragam aconchego ao ambiente interno, como por exemplo os tapetes. Podendo ser colocados debaixo das camas, sofás, poltronas e mesas, os tapetes, estampados, peludos, de sisal, entre outros, evitam o contato direto da pessoa com o chão durante o inverno, trazendo conforto nos dias frios.
Além deles, outros objetos também podem trazer conforto como os aquecedores de tomada, mantas e almofadas com texturas mais aconchegantes como os veludos, as pelúcias, os feltros, entre outros. A composição entre esses elementos, sofás, poltronas, somados a um elemento de iluminação secundária, como abajur com luz amarela, pode trazer o conforto que buscamos em nossa casa durante os momentos mais introspectivos que o frio traz.
Fonte: Archdaily