O Ecotelhado® pode ser classificado como um sistema semi-hidropônico, evitando o sobrepeso desnecessário gerado pelo do uso de substrato ou terra ao armazenar água na própria laje, embaixo da vegetação. É necessário ter uma impermeabilização de PVC específica para telhados verdes, onde há a total proteção anti-raízes. As soluções disponíveis se dividem em duas categorias, Sistema Laminar e Sistema Alveolar.
Publicidade

Sistema Laminar

Indicados para lajes planas por reterem uma quantidade maior de água. Nesses casos é possível utilizar o Sistema Laminar Alto ou Médio.

O Sistema Laminar Alto Ecotelhado® é composto pelo Ecodreno®, um módulo rígido, preto, feito de plástico reciclado com dimensões de 0,30 x 0,33 x 0,18m e retém 160 l/por m² de água.

Já o Sistema Laminar Médio Ecotelhado® é composto pelo Módulo Piso Nuvem®, um módulo semi-flexível, feito de plástico reciclado, com dimensões de 0,40 x 0,40 x 0,07m e retém 50 l/m² de água. Ambos são compostos também pela membrana de absorção, substrato leve Ecotelhado®, argila expandida, gel e membrana anti raízes.

Sistema Alveolar

Indicado para telhados com inclinação máxima de 30%. Nesse caso, deverá ser utilizado com uma vegetação mais rústica, pois como ele não armazena água como os Sistemas Laminares, depende de irrigação automatizada, utilizando o Sistema Modular Leve Ecotelhado®.

Ele é composto pelo Módulo Plástico Alveolar Ecotelhado®, semi-flexível, feito de plástico reciclado com espessura de 1400 mm nas dimensões de 140 x 115 x 3,5 cm, com retenção de 35 l/m² de água. É constituído também pela membrana de absorção, substrato leve Ecotelhado® e membrana vegetada de boldo (opcional).

Jardins Verticais

Os jardins verticais podem ser formados por três tipos de sistemas: Canguru, Espiral e Brise Vegetal.

  • Jardim Vertical Canguru

É composto por floreiras projetadas para armazenar água e repassar o excedente ao recepiente de baixo, formando um efeito cascata. O sistema de parede verde possui um controlador automático de irrigação, que é ligado à rede de água, onde o tempo de rega e a periodicidade podem ser determinados.
As floreiras do jardim vertical possuem aberturas na parte inferior por onde passa o excedente de água e também permite o crescimento e a comunicação das raízes do módulo superior com o inferior, gerando um crescimento natural da vegetação.

Os elementos que compõem o Jardim Vertical Canguru são os módulos de jardim de parede canguru com dimensões externas de 45 cm de comprimento por 14 cm de espessura, 10 cm de profundidade, cremalheiras galvanizadas de diversas alturas, argila expandida, parafusos e buchas, kit de irrigação (opcional).

  • Sistema Espiral

É constituído por floreiras com capacidade de articulação, permitindo a incidência de luz solar sobre a vegetação que auxilia no seu crescimento. Pode ser utilizado como um jardim interno ou externo e possui reservatório de água e irrigação automatizada, sendo ideal para hortas urbanas em pequenos espaços.

Este sistema é composto por módulos articulados com reservatório de água e mecanismo de irrigação automatizada.

  • Brise Vegetal

Instalado nas fachadas das edificações auxilia na proteção contra a incidência de luz solar por meio da vegetação, em especial, trepadeiras. É composto por floreiras feitas sob medida e cabos de aço.

Vantagens:

  • Diminui a poluição do ar, melhorando a qualidade e umidade do ar.
  • Contribui para o isolamento acústico e térmico.
  • Reduz significativamente a amplitude térmica do interior do prédio.
  • Reduz ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.
  • Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pela atenuação da amplitude térmica.
  • Aumenta contato com a natureza.
  • Agrega valor estético.
  • Contribui significativamente na pontuação de certificações como LEED®.

Fonte: Archdaily