Numa segunda fase, o projeto aprovado é traduzido em termos operacionais e específicos, para que a obra possa ser executada sem problemas. Isso é chamado de documentação executiva ou, no campo do steel frame, engenharia detalhada.
Na construção em steel framing, a engenharia detalhada “traduz” os planos feitos na primeira etapa para a linguagem e as particularidades do sistema, definindo com precisão cada um dos componentes que compõem o projeto. Isso resulta em uma série de documentos técnicos essenciais para concluir o trabalho com segurança e eficiência.
Documentação gerada durante uma engenharia detalhada
A engenharia detalhada produz uma série de documentos que contêm todas as informações necessárias para a concretização do projeto. Entre outros:
- A memória de cálculos.
- O cálculo de materiais.
- Os desenhos da oficina.
- Os desenhos de montagem.
- A lista de corte.
A memória de cálculo é uma análise das cargas que a estrutura deve suportar, considerando fatores como a localização geográfica, o uso que será dado à construção ou a materialidade. Esta análise permite determinar quais seções de perfis estruturais serão necessárias para cada parte do projeto.
O cálculo de materiais estípula a quantidade de materiais, incluindo o tipo de perfis totais necessários para a conclusão da obra.
Os desenhos da oficina contêm informações detalhadas sobre cada um dos componentes do projeto (painéis, treliças, etc.), e são necessários para a pré-montagem de cada elemento na oficina ou na própria obra.
Os desenhos de montagem detalham como montar corretamente os componentes da estrutura.
As listas de corte determinam a quantidade, tipo e comprimento de cada um dos perfis necessários para a montagem completa da estrutura. Essas informações são essenciais ao solicitar materiais aos fabricantes.
Importância da engenharia de detalhe
Nós da Barbieri do Brasil apoiamos que a engenharia detalhada é essencial para garantir a integridade estrutural e construtiva do edifício. Na verdade, é uma fase inevitável em qualquer projeto de construção, independentemente das suas características, e só pode ser executada por engenheiros ou arquitetos qualificados.
Mas os profissionais não se encarregam apenas de verificar estruturalmente o edifício, mas também de otimizar o projeto na sua resolução construtiva, estrutural, econômica e sustentável.
Em seguida, fornecem, através da documentação citada, todos os dados técnicos, detalhes construtivos e condições em que os materiais do projeto devem ser fabricados, garantindo assim o uso racional e eficiente dos recursos.