No entanto, quando pensamos em procurar um novo emprego, nos deparamos com várias perguntas: Em que estou especializado? Quais são as áreas mais procuradas? Que tipo de perfil profissional de BIM é mais comum?
Durante o nosso processo de aprendizagem e introdução ao mundo do BIM (Building Information Modeling), ouvimos sobre muitos cargos e provavelmente nem sabemos o que cada um deles significa. Modelador BIM, Gerente BIM, Coordenador BIM, Consultor BIM, Analista BIM, Gerente de Projeto BIM. Essas podem ser algumas das funções sobre as quais lemos e ouvimos falar. Sem entrar em detalhes sobre cada uma delas, temos que destacar duas características que os diferenciam: a amplitude de conhecimento e a experiência profissional que possuímos.
Podemos concluir que, quanto mais experiência, melhor será o cargo que podemos escolher dentro de uma empresa. Mas, por outro lado, quanto mais amplo for nosso conhecimento da metodologia BIM, maior será o nosso leque de possibilidades na hora de encontrar um novo emprego.
Voltando ao início deste artigo e, fazendo uma rápida busca por empregos, verificaremos que o perfil do modelador BIM é um dos mais solicitados. É verdade que sabemos que este papel é o mais abundante em qualquer projeto realizado com esta metodologia. Três modeladores e um coordenador BIM para cada uma das disciplinas, além de um gerente BIM poderiam perfeitamente ser um organograma para qualquer projeto. Portanto, essa função do BIM não é apenas a mais exigida, mas também a mais necessária em termos de número de profissionais requeridos.
É muito comum para os interessados nesta metodologia se formarem em modelagem BIM na disciplina de arquitetura. Assim que dominam esta parte, muitos profissionais decidem interromper sua formação BIM e se dedicar inteiramente a este ramo do conhecimento. É por isso que os especialistas em BIM nas disciplinas de instalações (MEP) e estruturas também são muito procurados.
Depois de analisar rapidamente as plataformas de busca de empregos, podemos perceber que os Coordenadores e Gerentes BIM também são altamente demandados por escritórios de arquitetura. As características mais importantes que diferenciam esses trabalhos dos modeladores BIM são que ambos exigem uma experiência profissional mais ampla, bem como um conhecimento maior do software e das disciplinas BIM.
A seguir, listamos as funções mais comuns das diferentes funções BIM que podem existir em uma empresa.
MODELADOR BIM
- Modelagem 3d.
- Conhecimento dos padrões do projeto.
LÍDER BIM
- Responsável pelas áreas de modelagem.
- Estabelecer padrões de modelagem.
- Nexo entre equipes de modelagem e gestão de projetos.
COORDENADOR BIM
- Aprovação da documentação da coordenação.
- Nexo entre projeto e modelagem.
- Responsável pelo correto cumprimento do PEB (Plano de Execução BIM).
GERENTE BIM
- Responsável pela assinatura do PEB.
- Responsável pela padronização de processos.
- Avaliação da equipe.
- Coordenação geral do projeto.
Em suma, se o profissional deseja se especializar no uso da metodologia BIM, ou se já foi apresentado a isso, há muitas possibilidades e caminhos para seguir. Isso depende simplesmente da especialidade escolhida e da experiência adquirida ao longo do caminho.
Fonte: Archdaily