A comunicação tem grande importância na indústria da construção civil. Por se tratar de um setor que concentra profissionais de diferentes áreas, é necessário que ela seja integrada, ágil e eficiente. 
Publicidade

 

Essas características têm como principal propósito otimizar a gestão e a troca de informações. Por isso, a adoção de TI na construção civil é essencial!

É fato incontestável que as empresas que utilizam novas tecnologias informacionais alcançam maior eficiência em seus processos, aumentando a produtividade e a qualidade, e saindo na frente da concorrência.

Diante disso, é importante estar ciente que o setor de TI tem um papel fundamental na otimização da troca de informações e na criação de um ambiente digital seguro e funcional.

Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre como a TI influenciou a realidade do setor da construção civil nas últimas décadas. Além disso, explicaremos porque é tão importante investir nesses recursos para garantir um retorno financeiro ainda mais expressivo. Confira!

O que é Tecnologia da Informação?

Antes de abordarmos a adoção de soluções de TI no o setor da construção civil, é preciso falar um pouco mais sobre o que é a Tecnologia da Informação e como ela é aplicada nas empresas de diversos setores.

A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de atividades que zelam pelas informações que uma companhia possui e transmite. E deve construir e manter em operação as plataformas virtuais que o negócio usa para gerir seus dados, automatizar tarefas e melhorar resultados.

De forma geral, podemos dizer que a TI engloba todas as soluções tecnológicas de comunicação que as empresas usam para produzir, acessar, proteger, transmitir, gerenciar e utilizar seus dados. Isso inclui desde o computador, a rede WI-FI das empresas até os e-mails enviados.

A importância da TI na construção civil

Na indústria da construção, cada vez mais empreendimentos buscam ferramentas tecnológicas para otimizar os processos manuais envolvidos em uma obra. O objetivo é solucionar problemas e melhorar a eficiência, produtividade e qualidade dos empreendimentos.

Desde a concepção do projeto até o pós-obra, é fundamental zelar pelas informações. São elas que descrevem e coordenam o trabalho das equipes, fornecendo dados importantes para que a construção siga seu cronograma e fique dentro do orçamento, além de ajudar a empresa a solucionar problemas e tomar decisões.

Não é exagero dizer que as informações geradas durante uma obra são um ativo tão valioso quanto a própria edificação. Todos os dados que uma empresa gera são úteis e podem ser revertidos em conhecimento, o que pode trazer soluções no futuro para a empresa evoluir seus processos construtivos.

Neste contexto, a TI na construção civil se apresenta como solução para otimizar a gestão por meio de melhorias nos processos. Veja algumas tarefas que podem ser executadas com auxílio de uma infraestrutura de TI:

  • Organizar tarefas;
  • Gerenciar recursos;
  • Controlar o estoque;
  • Realizar a comunicação interdepartamental.

Isso demonstra como é importante olhar com atenção para este setor quando falamos de gestão empresarial estratégica.

Benefícios da TI no gerenciamento de obras de construção civil

Conheça algumas vantagens trazidas pela estruturação da tecnologia da informação!

1. Capacidade de automatizar tarefas

Um dos benefícios mais importantes trazidos pela tecnologia é a facilidade para processamento de informações. É possível realizar, em segundos, tarefas que tomariam horas manualmente, ou até que seriam inviáveis de serem realizadas pelos profissionais.

Os cálculos podem ser automatizados com o uso de soluções tecnológicas, desde os de projeto até os do orçamento, além de outras etapas, como a geração de relatórios e gestão da segurança na obra. Isso faz com que todos esses processos sejam mais ágeis, seguros, eficientes e precisos.

Além disso, com os processos sendo automatizados, a chance de erros humanos durante as tarefas diminui drasticamente. Dessa forma, a precisão e a confiança nas informações aumenta, melhorando a qualidade dos serviços prestados e evitando retrabalhos.

2. Criação de infraestrutura

Para trocar e zelar por suas informações, uma empresa precisa de um espaço para guardá-las e protegê-las. Os profissionais de TI são os responsáveis por estabelecer servidores e desenhar processos para que o negócio possua a infraestrutura comunicacional necessária e suporte o volume de dados gerados.

Gerenciar uma obra requer comunicação, troca de arquivos e conectividade entre o escritório e os colaboradores alocados no canteiro. A TI na construção civil possui papel importante para que essa comunicação seja plena e funcional dentro da realidade das obras.

Com isso, é possível também centralizar as informações, integrando tudo em um único sistema. Isso facilita tanto a comunicação entre os colaboradores, como diminui a chance de perda de informações e má interpretação de dados.

3. Estruturação para uso de softwares

As empresas do setor da construção civil vem adotando, cada vez mais, softwares especializados para otimizar os processos das diferentes etapas da construção, como o gerenciamento de obras.

Esses softwares trazem algumas vantagens, como:

  • Automatização de processos;
  • Comunicação e acesso às informações de forma remota e facilitada;
  • Aumento de produtividade e qualidade;
  • Maior segurança no armazenamento dos dados.

Mas, para que os softwares gerem os resultados desejados, a TI na construção civil precisa ser aplicada em conjunto. Alguns programas e sistemas são fundamentais para as empresas. 

Ferramentas como ERPs são velhos conhecidos de inúmeras empresas que atuam nos mais diversos segmentos do mercado. Além disso, existem outros segmentos que também possuem um alto nível de importância. É o caso dos softwares de orçamento, responsáveis por automatizar e facilitar os cálculos, dando maior precisão às previsões de custos e lucros.

No entanto, apesar de serem grandes facilitadores do trabalho, essas ferramentas precisam operar de maneira adequada à estrutura da empresa, sendo capazes de receber e lidar com a quantidade de dados produzida, que muitas vezes pode ser enorme.

Por isso, cabe à TI na construção civil analisar formas de manter a conexão entre elas e criar o ambiente virtual ideal para que atuem em seus diferentes módulos junto às equipes, sem que ocorram gargalos, problemas de conexão ou mesmo instabilidade no sistema.

Portanto, para garantir que os softwares adquiridos funcionem da forma que deveriam, é crucial investir também na área de TI na construção civil.

4. Otimização da gestão empresarial

Uma empresa que adota uma infraestrutura digital adequada e que utiliza sistemas inteligentes e capazes de otimizar seu trabalho, consegue se sair melhor na área estratégica. Dessa forma, controlar e gerenciar os setores da empresa se torna mais prático e eficiente.

Com o uso dos softwares, aliados com uma TI na construção civil que os permita operar corretamente, a tomada de decisões importantes deixa de depender apenas de suposições, passando a se basear nos dados e informações geradas durante os processos construtivos.

Como já citado, é necessário se apoiar na TI para obter sucesso na adoção de soluções tecnológicas que podem impactar a gestão do negócio.

Se observarmos atentamente tudo o que foi colocado até aqui, podemos concluir que a Tecnologia da Informação é um pilar fundamental na estruturação de uma empresa e na construção de processos mais eficientes e estratégicos.

Agora, ficou mais fácil entender qual o papel da TI na construção civil, especialmente  no gerenciamento de obras.

Ela atua como base para que a empresa consiga administrar e trocar informações, gerar dados estruturais importantes e otimizar os processos construtivos. O impacto da adoção da tecnologia da informação é sentido desde o primeiro momento, principalmente quando ela envolve a utilização de sistemas de gestão.

Além disso, a TI na construção civil garante que os colaboradores consigam utilizar os softwares adotados pela empresa de maneira eficiente, fazendo jus aos investimentos nessas soluções tecnológicas. Assim, os dois são aliados inseparáveis para o sucesso na otimização dos processos construtivos nas obras.

Por isso, para seguir mantendo a competitividade em um mercado cada vez mais disputado, as empresas precisam olhar para o futuro e dar a devida atenção ao setor de TI para que seja possível realizar melhorias tecnológicas fundamentais e aperfeiçoar a gestão da empresa e seus resultados.