Em entrevista exibida no último dia 24 de outubro no ‘É de Casa’, da TV Globo, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria a Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressalta que o mês de junho foi o melhor mês de venda dos últimos quatro anos.
Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), foram criados quase 150 mil novos contratos de trabalho no setor apenas em agosto e essa demanda de mão de obra surgiu porque a procura por imóvel também cresceu.
Oportunidades no Mapa do Emprego
Um dos efeitos do isolamento social foi o crescimento da demanda por imóveis. “Antes da pandemia, todos saíam de casa, voltavam à noite e cabia todo mundo. De repente, todos tiveram que ficar no mesmo espaço durante o dia e viram que não cabiam mais. Aliado à redução da taxa de juros, tomaram a decisão da compra de imóveis. Para a nossa surpresa, o mês de junho foi o melhor mês de venda dos últimos quatro anos. Quem, em março, poderia imaginar isso?”, fria Martins. A previsão é de que o setor continue contratando ao longo de 2020.
Para o enfrentamento do cenário imposto pela pandemia, a CBIC estimulou desde o mês de março ações para manter o setor ativo, com a adoção de protocolos sanitários para atender ao objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores e de seus familiares e manter emprego e renda.