As visitas ao canteiro de obras podem ser ferramentas importantes de gerenciamento e tomada de decisão quando são documentadas corretamente através de relatórios. Entenda a seguir os benefícios de criar um sistema de monitoramento de projetos através de relatórios logo no início das obras.
Gerenciamento de riscos
Os riscos estão presentes em todas as etapas de uma construção e podem surgir a partir de diferentes fontes – seja na ausência de itens de segurança, na adoção de mão-de-obra pouco qualificada ou na utilização de materiais de baixa qualidade. Os relatórios de acompanhamento de obra permitem que os gerentes identifiquem os riscos à obra e tomem as medidas necessárias para resolvê-los antes mesmo que se tornem problemas reais.
Estabelecer um sistema de relatórios diários de acompanhamento auxilia na tomada de decisões que potencializam a produtividade em obra, além de eliminarem situações de risco aos trabalhadores e à conclusão do projeto como um todo.
Economia de recursos
Um sistema de relatórios sólido e estruturado também permite gerenciar os custos e os recursos envolvidos no processo de construção.
O controle de custos pode definir o sucesso ou fracasso de um projeto. A utilização desnecessária ou irregular de materiais, equipamentos e de mão-de-obra acaba consumindo uma fatia bem significativa do orçamento da obra – estes gastos extras podem chegar a até 30% do valor total empenhado.
Como os custos de um projeto são influenciados por inúmeros fatores – como qualidade dos materiais empregados, alterações de projeto, condições do solo, e assim por diante, acaba sendo fundamental implementar um sistema de relatórios eficiente e detalhado, capaz de oferecer informações e insights com precisão para futuras tomadas de decisões.
Comprovação de serviços
Os relatórios de acompanhamento de obra servem, acima de tudo, como documento de comprovação dos serviços e itens realizados no canteiro de obras. Com informações e imagens, é possível atestar a realização de etapas da obra e da qualidade de cada serviço executado, com atenção especial a itens como medidas, nivelamento, quantidade de materiais usados, manejo de equipamentos e utilização de itens de segurança.
Assim, é possível comprovar, em determinada data, quais serviços já haviam sido executados e quais etapas construtivas estão atrasadas ou fora do padrão estipulado em projeto.
Relacionamento com clientes
À medida que os projetos se tornam cada vez mais exigentes, a importância dos relatórios do projeto também aumenta. Os relatórios podem ser uma potente ferramenta para que a construtora comunique-se ou estabeleça um relacionamento ativo e transparente com seus clientes.
As imagens e informações registradas periodicamente no relatório de acompanhamento de obra geram aos clientes a sensação de compromisso, segurança e proatividade com o projeto sendo construído.
Fonte: Construct