As construções sustentáveis são desenvolvidas apoiadas em um planejamento estratégico minucioso, que irá definir na escolha dos materiais – desde a composição da estrutura até o revestimento – que não agridam ao meio ambiente.
Publicidade

Dentre os requisitos principais estão a redução do consumo de energia, o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, como luminosidade naturais e ventilação ao invés de ar condicionado e iluminação artificial durante o dia, maior controle e economia de água, conforto térmico e acústico, a utilização de madeiras reflorestadas, entre outras, garantindo sofisticação e originalidade.

A procura por energias alternativas tem sido um dos meios mais utilizados para a economizar na conta de luz, uma delas é a energia solar. O Brasil tem grande potencial de radiação solar, a região menos ensolarada do país é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso de energia fotovoltaica.

Pensando nisso várias empresas vem desenvolvendo soluções que contribuem para a economia em vários setores. Temos exemplo como a Fronius  que está criando novas soluções tecnológicas para residências através do uso de energia sustentável. Assim como a Elevadores Otis que lançou no Brasil um Elevador, que reduz o consumo de energia elétrica em até 75% e permite que a energia desperdiçada nos sistemas tradicionais seja devolvida à rede elétrica interna do prédio e reutilizada por outros elevadores, para alimentar a iluminação elétrica, o ar condicionado, entre outros equipamentos conectados à rede elétrica do prédio.

Outro exemplo de sustentabilidade são as construções em light steel frame, pois além de ser 100% reciclável, não produz entulho e a economia de água é 80% em relação à alvenaria tradicional. Esse sistema construtivo permite ainda colocar em seu projeto todas as fontes de energia alternativas como iluminação solar, fotovoltáico e muitos outros. Uma alternativa e tanto para as edificações residenciais, comerciais e industriais. 

Ser amigo da natureza e fazer as edificações com consciência é o futuro do mercado. Diversa empresas estão tendo consciência disso e traz inovações que vão viabilizar a construção desde o projeto até a entrega final da obra.
Façam escolhas inteligentes e conscientes.