Este workshop tem três objetivos:
- a) apresentar e discutir resultados de pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento;
- b) discutir pesquisas futuras e possíveis redes de pesquisa;
- c) promover interação com setores produtivos.
Estão sendo previstos aproximadamente 100 participantes, entre alunos de pós graduação, pesquisadores, professores universitários e profissionais do mercado da construção civil.
Estão sendo previstos dois painéis, um em cada dia, com a participação de seis associações representativas de segmentos específicos de processos e sistemas construtivos, quais sejam: blocos cerâmicos, blocos de concreto, pré-moldados de concreto, light steel frame, wood frame e drywall, com a apresentação de três associações em cada um dos painéis.
Cada painel terá a duração de 60 minutos, prevendo-se que cada associação faça uma apresentação de 15minutos (3 apresentações de 15 minutos por painel) e participe do debate do painel, com tempo estimado de 15 min.
Como o workshop irá girar em torno de temas como tecnologia de componentes, processos e sistemas, bem como de qualidade e desempenho, estamos sugerindo que as apresentações setoriais abordem, de forma resumida, os seguintes tópicos:
– Produtos e sistemas representados pela associação e sua abrangência em termos de associados;
– Iniciativas setoriais quanto ao processo de normalização e qualidade;
– Iniciativas setoriais quanto aos aspectos de desempenho;
– Iniciativas setoriais quanto aos aspectos de produtividade e sustentabilidade;
– Tendências do setor e inserção no mercado da construção de edificações.
Também será disponibilizado espaço, com uma mesa e duas cadeiras, para que a Associação possa divulgar publicações técnicas, no sentido de promoverem não só a divulgação de seus produtos, mas também a orientação sobre características, desempenho, qualidade, condições de uso etc.. Seria de interesse a divulgação de inovações e tendências. Este espaço estará integrado ao ambiente onde serão servidos os cafés, para facilitar a integração das empresas com os participantes. A Associação pode colocar um banner no seu espaço.
Os patrocínios serão fornecidos pelo IPT e pelas Associações. O IPT fornecerá a infraestrutura necessária ao evento, com auditório para até 120 pessoas, espaço para os cafés, uma mesa e duas cadeiras para cada Associação e recepção do evento. Os custos com material do evento (pastas etc.) e cafés serão pagos com patrocínio das Associações, estimando-se o valor de R$6.000,00 (seis mil reais) como cota de cada Associação.
Fonte: Tecsic 2019