As empresas de software também estão fazendo sua parte para lidar com esse problema, desenvolvendo estratégias e produtos que abordam as preocupações de gerenciamento de resíduos em torno da construção residencial e comercial. Building Information Modeling, ou BIM, é um excelente exemplo.
Criado para maximizar a eficiência do projeto, construção e manutenção durante todo o ciclo de vida de um projeto de construção, os princípios de eficiência da BIM também resultam em menos desperdício de materiais. O BIM ajuda a indústria da construção a colher os seguintes benefícios – e deixar uma pegada menor no ambiente:
Estimativas de design mais precisas
A precisão é crucial na construção. Quando seus planos de projeto são precisos desde o início, você pode criar um cronograma e um orçamento mais precisos – e mais propensos a se ater a ambos.
O BIM ajuda você a alcançar esses objetivos. Em seu nível mais básico, o BIM fornece uma maneira de visualizar virtualmente uma estrutura planejada e extrair detalhes dimensionais por meio da automação. Usando o software BIM para visualizar melhor seu projeto desde o início, o projeto tem mais chances de ser construído de acordo com o planejado e com menos erros cometidos no canteiro de obras. Os resultados: As despesas com mão-de-obra continuam no caminho certo e a quantidade de resíduos gerada por seu projeto é reduzida.
Oportunidades para pré-fabricação
Também conhecida como construção externa ou modular, a pré-fabricação é um método de construção que reúne os componentes de uma estrutura em uma fábrica e depois transporta os conjuntos completos para o local da construção onde a estrutura é então erguida. Este tipo de construção é frequentemente reconhecido pela sua eficiência energética e qualidades sustentáveis. Embora os métodos tradicionais de construção normalmente exijam materiais extras no local de trabalho que não são usados ou são usados apenas parcialmente (e depois descartados com frequência), os subconjuntos pré-fabricados são construídos em uma fábrica – assim, qualquer material extra pode ser reciclado internamente.
Através de uma maior coordenação de produção e visibilidade do projeto, o BIM oferece aos usuários uma oportunidade de aproveitar ainda mais os benefícios da pré-fabricação. Afinal, quanto mais preciso e acessível o plano for desde o início, maior a probabilidade de que ele seja eficientemente executado no campo. Além disso, a construção de componentes estruturais pré-fabricados no ambiente controlado de uma fábrica permite uma construção mais precisa, juntas mais estreitas e melhor filtragem do ar – o que, por sua vez, permite um melhor isolamento da parede e um aumento na eficiência energética.
Digitalização de documentos de construção
No mundo digital de hoje, cópias impressas de documentos de construção e projetos podem ser coisa do passado – mas esse não é o caso. Digite o software BIM.
Ao digitalizar projetos e documentos, as construtoras podem usar o BIM para não apenas manter todos os seus registros em um local digital que seja sempre acessível a todos os envolvidos em um projeto, mas também podem dar grandes passos para se tornar mais ecologicamente corretos. Quando as empresas reduzem a quantidade de papel que usam, também reduzem drasticamente a quantidade de lixo que produzem. Outro benefício do uso de documentos digitais é facilitar a localização de informações, o que também aumenta a eficiência em seus negócios.
Pensando no futuro, fazendo mudanças inteligentes no projeto durante a fase de planejamento e implementando a economia de produtividade cedo, as empresas precisam lidar com menos mudanças e retrabalho de última hora. O uso do software BIM permite que as empresas de construção aumentem a qualidade e a clareza de seus projetos, além de tornar esses projetos facilmente compartilháveis entre desenvolvedores, arquitetos e construtores. Aumentando a eficiência durante todas as fases de seu projeto e construção, você minimizará o impacto do seu projeto no meio ambiente, além de economizar dinheiro em mão-de-obra e materiais perdidos.