Muito se fala em construção sustentável, com prazos rápidos, custos competitivos, canteiro de obra limpo, entre outros. Mas o que devo saber para construir uma casa assim? Quais os métodos mais eficientes? Quanto custa? É seguro? Estas são algumas dúvidas entre os consumidores que desejam construir com um método alternativo.
Publicidade

Entre as construções disponíveis no mercado, podemos apresentar o Light Steel Frame (LSF) que tem excelentes benefícios, além de ser uma construção eco eficiente.

Embora seja um sistema construtivo relativamente novo, o steel frame ganha cada vez mais aceitação pelos brasileiros, por conta da modernidade encontrada na industrialização, na economia de materiais, no uso de energias limpas e mão de obra qualificada, ou seja, o produto final é versátil, rápido, econômico, confortável e seguro.

O LSF é um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, interligados através de parafusos especiais autobrocantes. Este sistema permite que o arquiteto exerça sua capacidade criativa, com um diferencial, a certeza de que a construção entregue no final da obra será um produto inteligente, confortável, durável e sustentável.

Uma obra em LSF é composta por: aço leve galvanizado como estrutura, paredes externas com placas cimentícia ou de fibrocimento, manta hidrofúga para a “respiração”, paredes internas com gesso acortonado e no interior das paredes o isolamento é com lã de pet, rocha ou vidro, o que garante excelente desempenho termo acústico. Em toda a construção são utilizados produtos padronizados, com tecnologia avançada sob um rigoroso controle de qualidade.

O LSF baseia-se na força da estrutura e na precisão de dados e medidas que serão utilizados nas etapas a serem cumpridas por profissionais especializados.

Gostei. O que devo fazer para construir?

O primeiro passo para construir em steel frame é a contratação dos projetos. São eles:

Arquitetura – É o processo que descreve como será a sua casa, reunindo plantas, cortes, fachadas, elevações, implantação, memoriais descritivos e outros.

Engenharia: nesta etapa teremos a planilha de materiais, cronogramas e custos da construção.

Cálculo Estrutural: É o calculo que estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura.

Complementares: incluem elétrica, hidráulica, esgoto, sistema eco e outros.  

É extremamente importante que todas as etapas estejam bem feito, calculado e executado para que a construção tenha toda a qualidade e garantia. A mão de obra contratada deve ser qualificada, por ser um sistema industrializado, é necessário que os profissionais conheçam todo o processo de construção desde a fundação até o acabamento final.

Após o projeto resolvido é hora de iniciar a construção.  Esta etapa é muito rápida, pois uma casa de 45 m² é entregue em 30 dias.

Agora que você já conhece o sistema construtivo light steel frame já pode tirar o projeto da gaveta e voltar a sonhar com uma casa linda, sustentável e tecnológica.