Referência mundial em construção sustentável, o Grupo Saint-Gobain anunciou, no dia 23 de setembro, os vencedores do seu 7° Prêmio de Arquitetura – Habitat Sustentável. A cerimônia, que busca projetos que apresentem conforto e soluções inovadoras e sustentáveis, pela 1ª vez foi transmitida pela internet e pôde ser acompanhada pelo público geral. O grande vencedor da premiação foi o Sesc 24 de Maio, do escritório MMBB Arquitetos, assinado por Paulo Mendes da Rocha.
Publicidade

Com 1.067 inscritos e 70 finalistas, a edição distribuiu R$ 280 mil em prêmios divididos entre as categorias Acadêmica (modalidade: Projeto Acadêmico) e Profissional (modalidade: Projeto e Edificação – tipologias: Comercial, Residencial e Institucional). Dentre eles, foram reconhecidos também projetos como Destaque Conforto Acústico, Destaque Conforto Térmico, Inovação e Sustentabilidade e o Melhor Projeto da Edição. Os destaques Conforto Acústico e Conforto Térmico foram entregues pela primeira vez nesta edição e premiaram, respectivamente, Sesc Guarulhos e CEB – Escola Beacon, de São Paulo.

“Estamos muito felizes de realizar mais uma edição do nosso tradicional prêmio. Com ele, reconhecemos os trabalhos de arquitetos de todo o Brasil que valorizam conforto, inovação e sustentabilidade”, afirmou Thierry Fournier, CEO América Latina e CEO Brasil da Saint-Gobain. “Já estamos trabalhando na edição de 2021 e em breve anunciaremos as novidades”, disse.

Os projetos foram selecionados pela Comissão Julgadora composta por profissionais técnicos de empresas do Grupo Saint-Gobain e um júri externo convidado formado por profissionais e representantes de empresas de renome do setor. Confira abaixo a galeria com os primeiros colocados em cada modalidade:

 

  • O projeto “Módulos De Alimentação E Serviço”, do escritório DMDV Arquitetos, venceu na modalidade edificação comercial da categoria profissional.
  • A “Casa dos Cajueiros”, do escritório Terra Capobianco e Galeria Arquitetos, venceu a modalidade edificação residencial da categoria profissional .
  • “Indústria Têxtil”, do escritório ES Arquitetura LTDA, venceu na modalidade projeto comercial da categoria profissional
  • O Centro Cultural Caborê, do escritório Indio da Costa Arquitetura Ltda, foi o vencedor da modalidade projeto institucional na categoria profissional 
  • A “Casa Itt”, do Atelier O’reilly Estrategias Sustentáveis, venceu na modalidade projeto residencial da categoria profissional.
  • O projeto “Arquitetura Dinamizadora: Uma Proposta de um Centro Ecotecnológico”, da Faculdade Santa Maria (Cajazeiras-PB), ganhou na categoria acadêmica
  • O SESC 24 de maio, do escritório MMBB Arquitetos, foi escolhido como melhor projeto e venceu na modalidade edificação institucional da categoria profissional